4.7/5

Ensino Fundamental I - Anos Iniciais

O Ensino Fundamental I  atende crianças dos 6 aos 10 anos, compreendendo as turmas do 1º ao 5º ano.

A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil. Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.

Nesse período da vida, as crianças estão vivendo mudanças importantes em seu processo de desenvolvimento que repercutem em suas relações consigo mesmas, com os outros e com o mundo.

Por isso, o Colégio Empreender compreende que a desenvoltura e  autonomia nos movimentos e deslocamentos ampliam as interações das crianças com o espaço; da mesma forma, a relação com as múltiplas linguagens, incluindo os usos sociais da escrita e da matemática, permite a participação dos estudantes no mundo letrado, construindo novas aprendizagens, na escola e para além dela; a afirmação de sua identidade em relação ao coletivo no qual se inserem resulta em formas mais ativas de se relacionarem com esse coletivo e com as normas que regem as relações entre as pessoas dentro e fora da escola, pelo reconhecimento de suas potencialidades e pelo acolhimento e pela valorização das diferenças.

O Colégio Empreender também  reconhece e valoriza as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação que são fontes  estimulantes para sua curiosidade e a formulação de perguntas. O estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação, possibilita aos alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza.

Estamos atentos que, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, a ação pedagógica tem como foco a alfabetização, a fim de garantir amplas oportunidades para que os alunos se apropriem do sistema de escrita alfabética de modo articulado ao desenvolvimento de outras habilidades de leitura e de escrita e ao seu envolvimento em práticas diversificadas de letramentos.

E, ao longo dos anos Iniciais ( 3º ao 5º ano), a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender. Ampliam-se a autonomia intelectual, a compreensão de normas e os interesses pela vida social, o que lhes possibilita lidar com sistemas mais amplos, que dizem respeito às relações dos sujeitos entre si, com a natureza, com a história, com a cultura, com as tecnologias e com o ambiente.

Objetivos do Ensino Fundamental I

Os objetivos da formação básica das crianças, definidos para a Educação Infantil, prolongam-se durante os anos iniciais do Ensino Fundamental, especialmente no primeiro ano, e completam-se nos anos finais, ampliando e intensificando, gradativamente, o processo educativo, mediante:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

• No Colégio Empreender, compreendemos as singularidades de nossos alunos, por isso temos nos empenhado em oferecer um ensino personalizado, a fim de  fomentar a inclusão e desenvolver as potencialidades de cada um.
  • O Colégio Empreender incentiva a pedagogia dos projetos e a iniciação científica para as crianças.
  • A cultura dos simulados já é introduzida nesta etapa de ensino para possibilitar experiência e autoconfiança para os alunos, além da aquisição de conhecimento.
  • Aos alunos com baixo rendimento é ofertada monitoria de Português e Matemática.
  • No Colégio Empreender os alunos são incentivados a participar das aulas extras de Música, Teatro e Futsal.

Matriz Curricular Fundamental I

Em breve