Educação Infantil

OBJETIVO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Garantir a criança acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças.

Para efetivação desse objetivo, devemos prever condições para o trabalho coletivo e para a organização de materiais, espaços e tempo que assegurem:

  1. a educação em sua integralidade, entendendo o cuidado como algo indissociável ao processo educativo;
  2. a individualidade das dimensões expressivo-motora, efetiva, cognitiva, linguística, ética, estética e sociocultural da criança;
  3. a participação , o diálogo e a escuta cotidiana das famílias, o respeito e a valorização de suas formas de organização;
  4. o estabelecimento de uma relação efetiva com a comunidade local e de mecanismos que garantam a gestão democrática e a consideração dos saberes da comunidade; 
  5. o reconhecimento das especificidades etárias, das singularidades individuais e coletivas das crianças, promovendo interações entre crianças de mesma idade e crianças de diferentes idades;
  6. os deslocamentos e os movimentos amplos das crianças nos espaços internos e externos às salas de referência das turmas e à instituição;
  7. a apropriação pelas crianças das contribuições histórico-culturais dos povos indígenas, afrodescendentes, asiáticos, europeus e de outros países da América;
  8. o reconhecimento, a valorização, o respeito e a interação das crianças com as histórias e as culturas afro-brasileiras, bem como o combate ao racismo e à discriminação;
  9. a dignidade da criança como pessoa humana e a proteção contra qualquer forma de violência - física ou simbólica – e negligência no interior da instituição ou praticadas pela família, prevendo os encaminhamentos de violações para instâncias competentes.