Ensino Médio

4.7/5

Ensino Médio

O Colégio Empreender reconhece a heterogeneidade dos adolescentes e jovens que são atendidos no Ensino Médio”, assim como sua condição sócio-histórico-cultural em suas múltiplas dimensões e a configuração de grupos distintos.

E, como a escola é a representação da nossa sociedade, trabalhamos para organizar uma escola que acolha as diversidades, promovendo, de modo intencional e permanente, o respeito à pessoa humana e aos seus direitos. E mais, que garanta aos estudantes ser protagonistas de seu próprio processo de escolarização, reconhecendo-os como interlocutores legítimos sobre currículo, ensino e aprendizagem. Significa, nesse sentido, assegurar-lhes uma formação que, em sintonia com seus percursos e histórias, permita-lhes definir seu projeto de vida, tanto no que diz respeito ao estudo e ao trabalho como também no que concerne às escolhas de estilos de vida saudáveis, sustentáveis e éticos.

Para formar esses jovens como sujeitos críticos, criativos, autônomos e responsáveis, trabalhamos para  proporcionar-lhes experiências e processos que lhes garantam as aprendizagens necessárias para a leitura da realidade, o enfrentamento dos novos desafios da contemporaneidade (sociais, econômicos e ambientais) e a tomada de decisões éticas e fundamentadas. Estamos convictos de que mundo deve lhes ser apresentado como campo aberto para investigação e intervenção quanto a seus aspectos políticos, sociais, produtivos, ambientais e culturais, de modo que se sintam estimulados a equacionar e resolver questões legadas pelas gerações anteriores, e que se refletem nos contextos atuais, abrindo-se criativamente para o novo.

Objetivos do Ensino Médio

A dinâmica social contemporânea nacional e internacional, marcada especialmente pelas rápidas transformações decorrentes do desenvolvimento tecnológico, impõe desafios ao Ensino Médio, mediante a  necessidade e urgência  em focar na formação integral,  estimular o protagonismo juvenil e o delineamento do projeto de vida dos  estudantes.

Para atender às necessidades de formação integral, indispensáveis ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho, e responder à diversidade de expectativas dos jovens quanto à sua formação, o Colégio Empreender  recontextualiza as finalidades do Ensino Médio, estabelecidas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB, Art. 35/1996), mediante:

I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos;

II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;

III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;

IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada componente curricular.

Para atingir essa finalidade, é necessário, em primeiro lugar, assumir a firme convicção de que todos os estudantes podem aprender e alcançar seus objetivos, independentemente de suas características pessoais, seus percursos e suas histórias. Com base nesse compromisso, o Colégio Empreender propõe:

  • favorecer a atribuição de sentido às aprendizagens, por sua vinculação aos desafios da realidade e pela explicitação dos contextos de produção e circulação dos conhecimentos;
  • garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política;
  • valorizar os papéis sociais desempenhados pelos jovens, para além de sua condição de estudante, e qualificar os processos de construção de sua(s) identidade(s) e de seu projeto de vida;
  • assegurar tempos e espaços para que os estudantes reflitam sobre suas experiências e aprendizagens individuais e interpessoais, de modo a valorizarem o conhecimento, confiarem em sua capacidade de aprender, e identificarem e utilizarem estratégias mais eficientes a seu aprendizado;
  • promover a aprendizagem colaborativa, desenvolvendo nos estudantes a capacidade de trabalharem em equipe e aprenderem com seus pares; e
  • estimular atitudes cooperativas e propositivas para o enfrentamento dos desafios da comunidade, do mundo do trabalho e da sociedade em geral, alicerçadas no conhecimento e na inovação.

Essas experiências favorecem a preparação básica para o trabalho e a cidadania, o que não significa a profissionalização precoce ou precária dos jovens ou o atendimento das necessidades imediatas do mercado de trabalho. Ao contrário, supõe o desenvolvimento de competências que possibilitem aos estudantes inserir-se de forma ativa, crítica, criativa e responsável em um mundo do trabalho cada vez mais complexo e imprevisível, criando possibilidades para viabilizar seu projeto de vida e continuar aprendendo, de modo a serem capazes de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores.

  • O Colégio Empreender prima pela qualidade do Ensino Médio com foco na aprovação dos alunos nos vestibulares.
  • O processo avaliativo considera também a participação em simulados do ENEM entre outros, nos quais os alunos adquirem experiências com as provas, desenvolvendo o aspecto físico, emocional e cognitivo para os exames.
  • Os professores do Ensino Médio são incentivados a adotar as metodologias ativas, visando a formação integral dos estudantes, o que compreende o desenvolvimento da autonomia, criatividade, flexibilidade, bom relacionamento interpessoal,   equilíbrio emocional, espírito de liderança, cooperação , capacidade de enfrentar desafios etc – habilidades tão necessárias para o mundo do trabalho.
  • Os alunos do Ensino Médio também são beneficiados com as aulas dos Itinerários Formativos que fomentam o aprofundamento acadêmico e a formação técnica e profissional, enfatizando o empreendedorismo.
  • O Colégio Empreender incentiva a participação dos alunos  em  diversas olimpíadas, uma vez que, além de promover conhecimento, a eles abrem-se novas possibilidades de ingresso na graduação, em algumas universidades.
  • No Ensino Médio, os alunos têm a possibilidade de participar de aulas extras de Música, Teatro e Futsal.

Matriz Curricular

Em breve

Em breve

Em breve

Indicadores Fixos 1º e 2º Ano
Indicadores Fixos 3º Ano

Ensino

Educação Infantil

5/5

Ensino Fundamental I

5/5

Ensino Fundamental II

5/5

Pré-Vestibular

5/5
plugins premium WordPress