Educação Infantil: o início do processo educativo

É comum as pessoas ligarem a Educação Infantil apenas ao cuidar e ao brincar, mas os anos iniciais em uma escola são a base para o processo educativo dos alunos e para o desenvolvimento global das crianças, ou seja, o desenvolvimento social, cognitivo e motor, e impacta os resultados e o desempenho escolar dos alunos nos anos seguintes.

Durante a Educação Infantil é que as crianças recebem a base para a alfabetização, desenvolvem a capacidade de socialização, a noção de regras, a percepção de espaço, a oralidade, a coordenação motora, construindo assim os alicerces do processo de aprendizagem. Para isso, os profissionais procuram formas pedagógicas para que as crianças aprendam de maneira interessante, trabalhando o lúdico, o ético, os laços afetivos e as habilidades. Por exemplo, ao brincar com massinha a criança trabalha a coordenação motora fina, os jogos de encaixe trabalham a noção de percepção e a atenção das crianças, os jogos coletivos desenvolvem as interações sociais entre os alunos.

Sendo assim, para que a Educação Infantil cumpra seu papel e promova o desenvolvimento global é importante que haja um ambiente propício para descobertas e profissionais capacitados para oferecerem conhecimento e apoio nesse processo.

De acordo com a coordenadora da Educação Infantil do Colégio Empreender, Vivian Freire, o desenvolvimento de múltiplas habilidades é fundamental para que a criança tenha um aprendizado significativo. “Na Educação Infantil é onde se potencializa o ‘papel do brincar’, que não é apenas um passatempo; o lúdico é importante para o desenvolvimento da criança, já que ela desenvolve-se pela experiência que constitui desde pequena. É através das brincadeiras que a criança desenvolve sua cognição, como: a memória, o raciocínio, a criatividade, pois ela aprende brincando e naturalmente a alfabetização será realizada”, explica a coordenadora.

No Colégio Empreender, os profissionais estão preparados para acompanhar as crianças nessa fase de descobertas e rápido desenvolvimento, garantindo o acesso a processos de apropriação, renovação e articulação de conhecimentos e aprendizagens de diferentes linguagens, assim como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira, à convivência e à interação com outras crianças. Para complementar essa formação, a Educação Infantil do Colégio Empreender ainda conta com aulas de musicalização, psicomotricidade e inglês.