Programa Empreender Coaching auxilia estudantes no processo de estudo

O programa de coaching começou a ser oferecido para os alunos do 3º ano do Ensino Médio e Pré-Vestibular

Quando o assunto é estudar as pessoas logo pensam em leitura, resumos, aulas, mas o processo de aprendizado pode ser potencializado se realizado de maneira consciente e focado nas facilidades do estudante. É com o objetivo potencializar esse processo de aprendizado dos alunos do Colégio Empreender que o Programa Empreender Coaching começou a ser oferecido aos alunos do 3º ano do Ensino Médio e Pré-Vestibular. Além disso, as sessões de coaching escolar também proporcionarão o autoconhecimento desses estudantes, fazendo com que desenvolvam mais equilíbrio, segurança, autonomia, responsabilidade e satisfação com o que realizam.

O programa utiliza a metodologia Teen Coaching e é realizado pelos professores Ronaldo Abranches e Rogério Souza. No mês de março foi realizado um workshop de sensibilização para os alunos. Logo após, foram abertas as inscrições para a participação. “Nós não podemos impor aos estudantes uma mudança, então nós explicamos aos alunos o que eles podem ganhar ao participarem do projeto. Os alunos que foram sensibilizados e desejam aproveitar essa oportunidade de um processo de mudança, fizeram as inscrições”, contou o professor Ronaldo Abranches.

Os alunos inscritos passam por quatro sessões, nas quais são efetuados vários tipos de avaliações para identificar as melhores estratégias de estudo para cada aluno, pois cada um tem uma maneira melhor de recepcionar as informações. Com isso, o aluno passa a melhorar seu desempenho nos estudos e, consequentemente, aumentando seu desempenho escolar.

Durante a aplicação do coaching é possível potencializar o aprendizado, resignificando o estudo e buscando estratégias que sejam eficientes e os auxiliem o estudante a conquistar os resultados esperados.

De acordo com o professor Rogério Souza, os alunos, em geral, estudam de forma passiva e por blocos de matérias isoladas e ao chegarem em avaliações como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) sentem dificuldade. “Acontece que ao chegarem no Enem as questões são misturadas e o cérebro não está preparado para essa mistura. Então, no processo de coaching, nós buscamos levar o aluno de um estudo passivo para um estudo ativo, para que ele consiga preparar o cérebro para as situações que vem pela frente”, explicou o professor Rogério Souza.

Em uma próxima etapa os alunos de outras séries serão inseridos no programa e os professores do Colégio passarão por um treinamento para que também possam passar em sala de aula informações sobre métodos de estudo.