O Ensino Fundamental II – Anos Finais compreende o 6º ao 9ºano, período em que os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.
Nesse sentido, o Colégio Empreender procura fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação, considerando que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas na sociedade contemporânea…
Os adolescentes têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.
Por isso, o Colégio Empreender tem o compromisso de estimular a reflexão e o senso crítico dos alunos para o consumo e a participação mais consciente na cultura digital.
Além disso, e tendo por base o compromisso da escola de propiciar uma formação integral, o colégio prima pela boa convivência e bem-estar dos estudantes, combatendo todo tipo de discriminação, preconceito e violência, fomentando o diálogo entre as diferentes culturas presentes na escola. Todos sabemos que, nesta fase da escolaridade, os adolescentes enfrentam o desafio da convivência e, mediante dificuldades nos relacionamentos interpessoais, podem manifestar desinteresse pelos estudos, baixo rendimento e até problemas de ordem emocional e social, o que demanda nossa atenção e um trabalho efetivo com propósitos educativos.
Portanto, a compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas ou com o universo da cultura midiática e digital fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.
Os objetivos da formação básica dos adolescentes, definidos para os anos finais do Ensino Fundamental, compreende o desenvolvimento de novas habilidades e competências, instigando pesquisas e produção de novos saberes, valorizando a autonomia, criatividade, responsabilidade e reflexão, mediante:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Como posso te ajudar?