4.7/5

Ensino Fundamental II - Anos Finais

Ensino Fundamental II – Anos Finais compreende o 6º ao 9ºano, período em que os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, sobretudo devido à necessidade de se apropriarem das diferentes lógicas de organização dos conhecimentos relacionados às áreas. Tendo em vista essa maior especialização, é importante, nos vários componentes curriculares, retomar e ressignificar as aprendizagens do Ensino Fundamental – Anos Iniciais no contexto das diferentes áreas, visando ao aprofundamento e à ampliação de repertórios dos estudantes.

Nesse sentido,  o Colégio Empreender procura fortalecer a autonomia dos adolescentes, oferecendo-lhes condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com diferentes conhecimentos e fontes de informação, considerando que a cultura digital tem promovido mudanças sociais significativas na sociedade contemporânea…

Os adolescentes têm se engajado cada vez mais como protagonistas da cultura digital, envolvendo-se diretamente em novas formas de interação multimidiática e multimodal e de atuação social em rede, que se realizam de modo cada vez mais ágil. Por sua vez, essa cultura também apresenta forte apelo emocional e induz ao imediatismo de respostas e à efemeridade das informações, privilegiando análises superficiais e o uso de imagens e formas de expressão mais sintéticas, diferentes dos modos de dizer e argumentar característicos da vida escolar.

Por isso, o Colégio Empreender tem o compromisso de estimular a reflexão e o senso crítico dos alunos para o consumo e a participação mais consciente na cultura digital.

Além disso, e tendo por base o compromisso da escola de propiciar uma formação integral, o colégio prima pela boa convivência e bem-estar dos estudantes, combatendo todo tipo de discriminação, preconceito e  violência, fomentando o diálogo entre as diferentes culturas presentes na escola. Todos sabemos que, nesta fase da escolaridade, os adolescentes  enfrentam o desafio da convivência  e, mediante dificuldades nos relacionamentos interpessoais, podem manifestar desinteresse pelos estudos, baixo rendimento e até problemas de ordem emocional e social, o que demanda nossa atenção e um trabalho efetivo  com propósitos educativos.

Portanto, a compreensão dos estudantes como sujeitos com histórias e saberes construídos nas interações com outras pessoas ou com o universo da cultura midiática e digital fortalece o potencial da escola como espaço formador e orientador para a cidadania consciente, crítica e participativa.

Objetivos do Ensino Fundamental II

Os objetivos da formação básica dos adolescentes, definidos para os anos finais do Ensino Fundamental, compreende o desenvolvimento de novas habilidades e competências, instigando pesquisas e produção de novos saberes, valorizando  a autonomia, criatividade, responsabilidade e reflexão, mediante:

I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;

II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;

III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;

IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.

• No Colégio Empreender, compreendemos as singularidades de nossos alunos, por isso temos nos empenhado em oferecer um ensino personalizado, a fim de  fomentar a inclusão e desenvolver as potencialidades de cada um.
  • Para tanto, além dos componentes curriculares previstos para o Ensino Fundamental, o Colégio Empreender oferece Filosofia, Empreendedorismo e Espanhol (como segunda língua estrangeira); da mesma forma, oferece aulas extras de música, teatro, futsal, vôlei e xadrez.
  • No Ensino Fundamental II, os alunos são incentivados a delinear seu   projeto de vida  por meio da articulação dos seus anseios e  da continuidade dos estudos no Ensino Médio, o que pode representar  mais uma possibilidade de desenvolvimento pessoal e social.
  • A cultura dos simulados é valorizada porque contribui para o fortalecimento da aprendizagem, já que se configura como uma bússola aos professores, e como possibilidade de experiência e autoconfiança para os estudantes.
  • O Colégio Empreender também incentiva a participação dos estudantes em diversas olimpíadas, os quais têm obtido resultados bastantes satisfatórios.

Matriz Curricular Fundamental II

Em breve