musica

A Música tem espaço privilegiado no Colégio Empreender.

A música na escola traduz grande significado, já que possibilita diversas manifestações culturais, além de despontar talentos natos.

Quando estimulada desde cedo, na educação infantil, a música adquire uma dimensão relevante no processo de desenvolvimento das crianças. Além de trabalhar características psicomotoras (quando o trabalho é feito com instrumentos), cognitivas e linguísticas, ela também tem um papel essencial no desenvolvimento socioafetivo da criança. Da mesma forma, aguça a percepção, a sensibilidade, o ritmo, a imaginação, a concentração, memória e, principalmente, o prazer de escutar música.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, 2017, p. 154, a música inserida no ambiente escolar ativa também outras funções da criança, como linguagem, criatividade, raciocínio, sendo realizada em sala de forma prazerosa, transformando o ambiente propício para a aprendizagem, contribuindo, inclusive para as boas relações interpessoais.

É possível perceber em alunos, que têm a música em sua rotina escolar, uma maior facilidade de passar pelo processo de alfabetização, de desenvolvimento de textos e até mesmo de fazer raciocínios matemáticos.

O que acontece é que a música é capaz de ativar uma parte do nosso cérebro que não é desenvolvida quando estamos aprendendo disciplinas tradicionais. Por isso, ela é tão importante na rotina desses alunos, para que eles melhorem seu desempenho e disposição para aprender.

Além do mais, a música é um recurso poderoso que possibilita a expressão de sentimentos emoções das crianças e adolescentes. A expressão de emoções e sentimentos, através dessa arte, auxilia na saúde emocional dos estudantes que encontram na música uma forma de extravasar.

É fato que o contato com a música ajuda na socialização, inclusão e integração dos alunos. Primeiro pela necessidade de colaboração nas produções musicais e, depois, pelo envolvimento causado pela música em torno de interesses favorecendo laços de amizade e criação de grupos. Esse trabalho em equipe e criação de vínculos auxiliam, em especial, os alunos mais tímidos, carentes e excluídos, trazendo benefícios a todos os estudantes.

Portanto, a música na escola vai além do entretenimento, pois consiste numa ferramenta importante para auxiliar no desenvolvimento integral dos estudantes, contribuindo para que sejam mais felizes, despertando suas potencialidades.

Prof. Romero Dias