Missão
Formar o ser humano para o mundo, tendo por base os princípios da ciência, do comportamento ético, da sustentabilidade e da cooperação
Visão
Ser reconhecido como uma instituição educacional de excelência na formação de crianças e jovens de Itajubá e região, tendo como base os seguintes valores: Universalidade; Transparência; Tolerância; Comprometimento; Solidez
Princípios
Princípios são os valores que dão sustentação e identidade à instituição. Para a discussão e definição desses princípios, o Colégio se ancorou na Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996 e definiu os seguintes princípios, como norteadores da ação educativa:
– Princípios Éticos:
Por ética entende-se a prática da honestidade, da integridade, da dignidade nas relações pessoais e institucionais, tendo como referência o interesse coletivo. Portanto, o colégio tem que propiciar um ambiente que estimula a vivência, a justiça, a solidariedade, a liberdade e a autonomia; respeito à dignidade da pessoa humana e de compromisso com a promoção do bem de todos, contribuindo para combater e eliminar quaisquer manifestações de preconceito de origem, gênero, etnia, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação. Esses valores éticos são vivenciados por todos os que fazem parte da Comunidade Escolar como pais, estudantes, professores, direção e demais servidores do Colégio.
– Princípios Políticos:
São princípios de reconhecimento dos direitos, deveres e cidadania, de respeito ao bem comum e à preservação do regime democrático e dos recursos ambientais; da busca pela equidade e da exigência de diversidade de tratamento para assegurar a igualdade de direitos para os alunos que apresentam Necessidades Educacionais Especiais-NEE.
– Princípios Estéticos:
Princípio do cultivo da sensibilidade juntamente com o da racionalidade; da valorização das diferentes manifestações culturais, especialmente, a da cultura mineira e da construção de identidades plurais e solidárias.
...mire, veja: o mais importante e bonito do mundo é isto; que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas, mas que elas vão sempre mudando. Afinam ou desafinam. Verdade maior. É o que a vida me ensinou.
João Guimarães Rosa, Grande Sertão: Veredas
Como posso te ajudar?